
No entanto, outras culturas parecem ter muito claro que a melhor maneira de valorizar os serviços públicos e a limpeza da cidade começa nas escolas.

A hora do O-soji
"Na escola, um aluno não só estuda, mas também aprende a cuidar do que é público e ser um cidadão mais consciente", explica o professor Toshinori Saito.

A hora do "O-soji", é executado com naturalidade para todos os alunos, que depois de lanchar ou almoçar, são distribuidas as tarefas de triagem e limpeza da escola.
Desta forma, as crianças criar uma consciência cívica em relação a espaços públicos e aprendem o valor de seus pares servindo, valorizam impacto positivo sobre toda a sociedade japonesa como adultos.
E não pense que é limitada apenas ao ensino infantil, os adolescentes continuam esta prática nas escolas.
O que os pais dizem?

O-soji faz parte da tradição japonesa e são profundamente orgulhoso dele, acreditando que é uma parte importante de sua identidade cultural.
Valorizar e cuidar do patrimônio público e dos bens comuns para que as gerações futuras desfrutem, servir os demais, compreender o esforço individual e se juntar a ele, parece ser lições valiosas a aprender.
No entanto, em outras partes do mundo onde se aplicou esta prática curiosa, os pais organizaram para denunciar a limpeza como "abuso" e "exploração".
Eu quero saber quem eles estão certos nisso, japonês ou ocidental? Que parece a vocês?
Fonte: (Kike Pérez / lavozdelmuro.net)