Tour cultural simples, bem preparado, de forma bem didática e com humor. Apresentaram todos os passos desde o plantio até a degustação. Foi descoberto porque as cabras depois que comiam os grãos ficavam louquinhas.
O café arábico é o mais cultivado por ter menos cafeína, mais aroma e ser suave ao paladar. E originário de Etiopia, os árabes o levaram a Europa e os italianos o diferenciaram em capuchino, expresso, etc. Chega a America levado nas expedições do descobrimento.
O semeado inicialmente é indoor, em caixas de terra, logo em sacos plásticos e depois de um ano se transplanta na época de chuvas. Ao terceiro ano entra em produção por so 20 anos. Depois começa a perder qualidade e quantidade.
Cresce na chuva e madura na seca, se colhe grão por grão, para pagar ao colhedores se usa uma caixa de 11 kg. É a medida que posteriormente dara 1kg de café tostado em pó. Um colhedor pratico consegue fazer 20 caixas por dia.
Dica para ser um provador profissional de café: com uma colher se absorve , enchendo os pulmões de ar, no final se assopra com forca pelo nariz e se elimina o liquido.