Até que você saia da casa de seus pais e você viva por si mesmo, não entende todo o trabalho envolvido em colocar uma refeição todos os dias, lavar e passar manter a casa limpa. Até que não façamos um serviço público ou voluntariado, cuidando de pessoas em risco de exclusão, você não entende o valor de servir aos outros.
Em última análise, como tudo na vida, se você não fizer isso por você mesmo não valoriza adequadamente. E, como as crianças, estamos acostumados a receber tudo pronto.
No entanto, outras culturas parecem ter muito claro que a melhor maneira de valorizar os serviços públicos e a limpeza da cidade começa nas escolas.
É como no Japão, no ensino primário e secundário, que os alunos são responsáveis pela limpeza e manutenção da escola. Ou seja, crianças varrendo e esfregando as salas de aula e corredores, banheiros e atender os demais alunos no refeitório através de um sistema de rotação coordenado pelos professores.
A hora do O-soji
"Na escola, um aluno não só estuda, mas também aprende a cuidar do que é público e ser um cidadão mais consciente", explica o professor Toshinori Saito.
Eu não sei o que você pensa, mas parece-me uma ideia brilhante. Como você poderá sujar ou bagunçar sua cidade, parque ou seu local de trabalho quando adulto ou adolescente se quando criança aprendeu o valor do trabalho envolvido para arrumar ou limpar?
A hora do "O-soji", é executado com naturalidade para todos os alunos, que depois de lanchar ou almoçar, são distribuidas as tarefas de triagem e limpeza da escola.
Desta forma, as crianças criar uma consciência cívica em relação a espaços públicos e aprendem o valor de seus pares servindo, valorizam impacto positivo sobre toda a sociedade japonesa como adultos.
E não pense que é limitada apenas ao ensino infantil, os adolescentes continuam esta prática nas escolas.
O que os pais dizem?
Bem, eu já estou imaginando o que os pais ocidentais diriam se seus filhos fossem obrigados a limpar os banheiros ... Mas os pais japoneses têm muito interiorizado um sentido de bem comum. Não em vão, eles também limparam durante seus anos de escola, como fizeram seus pais e avós antes deles.
O-soji faz parte da tradição japonesa e são profundamente orgulhoso dele, acreditando que é uma parte importante de sua identidade cultural.
Valorizar e cuidar do patrimônio público e dos bens comuns para que as gerações futuras desfrutem, servir os demais, compreender o esforço individual e se juntar a ele, parece ser lições valiosas a aprender.
No entanto, em outras partes do mundo onde se aplicou esta prática curiosa, os pais organizaram para denunciar a limpeza como "abuso" e "exploração".
Eu quero saber quem eles estão certos nisso, japonês ou ocidental? Que parece a vocês?
Fonte: (Kike Pérez / lavozdelmuro.net)