.status-msg-wrap{display: none;}

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Apagão em Maragogi: Tragédia Anunciada

Recebemos esta notícia de amigos que se depararam com uma cidade em estado de calamidade, sem água e sem luz.

Desde às 18h do dia 1º de janeiro até mais das 15h do sábado (dia 2), várias cidades do litoral norte de Alagoas tiveram a interrupção do fornecimento de Luz por problemas na rede de transmissão da Eletrobras, consequentemente, a falta de água também, visto que as bombas necessitam de eletricidade.

Estoques perdidos

Nossos amigos foram fazer um passeio à Maragogi, deslocando-se de Maceió até lá, e foram surpreendidos com restaurantes fechados, sorveterias e lanchonetes sem poder operar. Uns poucos que utilizavam geradores trabalhavam precariamente, apenas com o básico ligado.


O prejuízo para os estabelecimentos comerciais e hoteleiros é incalculável, visto que a cidade vive basicamente do turismo, e muitos hospedes foram embora devido a situação.

Irresponsavelmente, os órgãos públicos não emitiram um aviso alertando da situação, para evitar a chegada de mais turistas, apenas uma nota da Eletrobras informando que possivelmente o fornecimento de energia seria restabelecido às 13:30h do dia 2, com informações superficiais do problema.

Porém nossos amigos saíram de Maragogi de volta a Maceió às 15h e ainda não havia energia.

Vergínia Stodolni cobra investimentos
no setor energético da região Norte de Alagoas
Buscando mais informações levantamos que foram quase 24h de APAGÃO, e que o Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, na pessoa de sua presidente Vergínia Stodolni, considera a situação uma "tragédia anunciada", visto que o governo sabe das precariedades da região e não tem feito investimentos mínimos reivindicados pela cidade.

"Observamos uma população impotente, sem ter o que fazer, sem ter o que vender, sem ter o que oferecer. Comerciantes com estoques deteriorando", conta Andres Lovera, nosso correspondente que esteve no local.

Ele conta também que a situação do restaurante que operava com geradores não era das mais tranquilas: "muita gente, nem tudo estava funcionando, os freezers na potência mínima, com produtos derretidos, quando estávamos saindo demos de encontro com meninos trazendo galões de gasolina para os geradores se qualquer maneira, sem qualquer cuidado, um verdadeiro perigo, imaginem então qual a qualidade da comida e da água que estavam usando para cozinhar, não tivemos coragem de usar os banheiros", conta ele.

"Não se viam sequer muitos ambulantes, pois com certeza os mesmos foram surpreendidos e impossibilitados de trabalhar, sem gelo, sem água, já que a maioria necessita da energia para o preparo de seus produtos, muitos devem ter perdido seus estoques em casa também", diz Mônika Lovera.

Esse é o retrato de um governo omisso e dissimulado, que não demonstra nenhuma consideração nem com a população local, nem com visitantes.

Fica nossa dica para nossos leitores e seguidores, que procurem dar uma "fuçada" nas notícias a respeito dos destinos, principalmente quando de um passeio não programado. Procurem notícias recentes, sobre situação das estradas, da infraestrutura.

Se você tiver alguma notícia como esta escrevanos que compartilharemos!

Americo & Principessa